domingo, 18 de dezembro de 2011

Rubem Alves, nosso Ricardão!


Este texto dedico a meus amigos da Sociedade Espírita Caridade, em Canoas/RS pelo evento que aconteceu no dia 17/12/2011.

Todos os eventos estilo "janta" e cachorro-quente" que acontecer na Caridade eu quero trabalhar na "turma" da cozinha.
Lavando louça, arrecadando pratos, varrendo e catando lixo nunca foi tão divertido pra mim.
Agora eu entendi porque Vitor (bendito ao fruto) gosta tanto de trabalhar no meio desta mulherada. Ele se diverte muito e me disse ontem que eles não iriam mais me aceitar na cozinha porque eu lambo os pratos de doces e as bandejas de saladas.- Mas o que tem Victor? eu respondi...não fica melhor pra você lavar? Fica - mas tu não tá lambendo direito, poque tá entupindo a pia - com esta resposta dele caímos na gargalhada.


E o Celso entrou na cozinha bem no memento que a Gisele (sua esposa...não a presidente da casa), estava confessando que seu amante preferido era o Rubem Alves. Você não está entendo nada não é mesmo? Nem ele entendeu!
Acontece que eu disse pras meninas que não vou pra cama sem meu amante (que é o livro) e Gisele disse que este é o amante dela também. E..conversa vai...conversa vem..começamos a falar dos autores. Ela disse que adora Shakespeare. E D. Maria entrou na conversa. -Mas este não está morto? Só defunto como amante...assim não tem graça. Mais gargalhada!
E quando falamos de Rubem Alves entrou a Silene. - Ah! este eu também adoro! Resumindo: Ruben Alves é o Ricardão da "turma" da cozinha da Caridade. 


São vários Livros que li de Rubem Alves...e não saberia dizer qual o melhor. Mas quero encerrar este post com a sua crônica que mais aprecio.


"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.



Há casas espíritas que são gaiolas e há casas espíritas que são asas.
Façamos da Caridade a segunda opção. Pois os estudos espíritas tem a finalidade de nos libertar de nossas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário