sábado, 24 de dezembro de 2011

Obras Póstumas de Amigo Secreto



Este é, sem dúvida, o livro menos lido de Kardec...E muitos estudantes da Doutrina Espírita nem ouviram falar desta obra. A primeira vez que tive este livro nas mãos foi quando ganhei de amigo secreto num grupo de estudos da Sociedade Espírita Irmão Ismael, em Canoas. Que diga-se de passagem conseguiram tornar como regra se presentearem com livros espíritas. Isto é um grande avanço!




A obra transcreve uma biografia de Allan Kardec publicada originalmente na Revista Espírita, assim como o discurso proferido pelo astrônomo Camille Flammarion no sepultamento do mestre lionês.
Dividida em duas partes grandes e heterogêneas, contém diversos artigos escritos por Kardec que não haviam sido publicados, fosse por falta de tempo hábil, fosse por não representarem mais, com o passar dos anos, uma expressão fiel de seu pensamento. Além deles, há ainda a transcrição de várias comunicações mediúnicas ocorridas em reuniões em que Kardec tomou parte.
O conteúdo geral da obra é bastante esclarecedor a respeito do ponto de vista do Codificador do Espiritismo acerca de variados temas de ordem filosófica, moral e religiosa. Alguns assuntos abordados: música celeste, a natureza do Cristo, o conhecimento do futuro, as manifestações dos Espíritos, fotografia e telegrafia do pensamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário